Ir para o conteúdo principal

Sessão VII: Foco no Parlamento Europeu: poderes, grupos políticos, comissões parlamentares e delegações parlamentares

Requisitos de conclusão

Sessão VII: Foco no Parlamento Europeu: poderes, grupos políticos, comissões parlamentares e delegações parlamentares



O objetivo das duas sessões (ou seminários) é pôr o foco no Parlamento Europeu.

 A sessão consistirá numa palestra centrada nos seguintes tópicos: O Parlamento Europeu, os seus poderes, grupos políticos, comissões parlamentares, principais dossiers legislativos, e eventos parlamentares relevantes do PE. Para além de compreenderem o funcionamento básico e a conceção institucional da UE, e o lugar do PE no mesmo, os estudantes aprenderão também os fatores que explicam a evolução da UE desde o seu início. Esta sessão irá também discutir a democracia na UE e o papel do Parlamento Europeu para contribuir para a mesma.

Os estudantes aprenderão a estrutura, funções, dinâmicas e consequências da atividade do PE.


LEITURAS SUGERIDAS

  • Héritier, A., Meissner, K. L., Moury, C., & Schoeller, M. G. (2019). European Parliament Ascendant. Springer International Publishing.
  • Hix, Simon, Abdul G. Noury, and Gérard Roland. Democratic politics in the European Parliament. Cambridge University Press, 2007.
  • Jacobs, F., & Corbett, R. (2019). The European Parliament. London: Routledge.
  • Krastev, Ivan. After Europe. University of Pennsylvania Press, 2017.

 

ORADORA:

Catherine Moury

Catherine Moury é Professora Associada de Ciência Política e Vice-Diretora do Departamento de Estudos Políticos da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal. É editora associada da European Political Science Review. Nascida na Bélgica, Catherine completou um Doutoramento Europeu em Política Comparada na Universidade de Siena (Itália), onde foi nomeada para o Prémio Jean Blondel.

A sua investigação foca-se na política comparada e na mudança institucional na União Europeia. Ela tem publicações no American Journal of Political Science, European Journal of Political Research, Comparative Political Studies, Journal of European Public Policy, entre outros. O seu último livro, Capitalizing on Constraint: Bailout Policies in Eurozone Countries (Manchester University Press), foi nomeado para o prémio de melhor livro da European Union Studies Association e foi traduzido para grego e português.

Recebeu vários prémios, entre os quais o Prémio de Mérito pelo serviço científico e pelo envolvimento de cidadãos belgas que trabalham no estrangeiro, o Prémio Santander de Investigação Colaborativa, o Prémio Fundação Gulbenkian e o Prémio Memorial Vincent Wright.