
A iniciativa deste curso é da premiada equipa de 'fact-checking' da Agência France-Presse, com apoio da
Google News Initiative.
A AFP, agência de notícias líder mundial, lançou este curso a 5 de agosto. É o seu primeiro curso de verificação digital
destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo.
Habilidades digitais essenciais para todos os jornalistas
O conteúdo do curso foi concebido para todos os níveis de experiência, proporcionando uma formação sem custos para aumentar as competências digitais essenciais e poupar tempo na busca por informações confiáveis num meio com fontes divergentes e capciosas.
“A rápida evolução das redes sociais e aplicações, e a velocidade da propagação de desinformação faz com que os jornalistas precisem estar atualizados constantemente.
Queremos partilhar a experiência da nossa equipa de investigação digital com todos os jornalistas, ajudando-os a trabalhar de forma mais eficiente e segura”, afirma Phil Chetwynd, Diretor Global de Notícias da AFP.
Cursos flexíveis e certificados
Ao registarem-se, os interessados poderão aceder à plataforma br.digitalcourses.afp.com a partir de um computador com ligação à internet.
São 10 módulos em português (do Brasil), de aproximadamente uma hora de duração cada um. É destinado a jornalistas profissionais mas também para os futuros jornalistas assistirem e concluírem no seu próprio ritmo.
Os módulos incluem vídeos, exemplos práticos e exercícios, além de dicas dos especialistas da agência.
Os cursos mais avançados cobrem técnicas para verificações mais profundas, e o passo a passo para antecipar e lidar melhor com o assédio digital.
Um certificado digital personalizado é emitido para cada módulo concluído.
A AFP garante que nos próximos meses a plataforma será atualizada com novos exemplos, exercícios e webinars.
“No mundo online atual, os jornalistas desempenham um papel-chave para nos ajudar a compreender assuntos importantes, separando os factos da ficção. A nossa parceria com a AFP foi concebida para fornecer aos jornalistas as competências essenciais para combater a desinformação e enriquecer ainda mais as suas reportagens", diz David Dieudonné, líder do Google News Lab em França, Itália e Espanha.