
Pretendemos envolver membros do EDMO (European Digital Media Observatory – https://edmo.eu/) e, em particular, do “Iberian hub” – IBERIAN DIGITAL MEDIA RESEARCH AND FACT-CHECKING HUB (IBERIFIER – https://iberifier .eu/) – em que participa a agência noticiosa LUSA, juntamente com uma dezena de universidades, institutos, observatórios, jornais e fact-checkers espanhóis e portugueses.
A EDMO, que inclui a Iberifier, é a plataforma europeia para checagem de fatos, pesquisa de desinformação e alfabetização midiática. Esta sessão será organizado em forma de mesa redonda com o professor português Miguel Crespo e Fernando Esteves, jornalista participante no “ hub ibérico”, moderado por Miguel Poiares Maduro (Chair of EDMO Executive Board).
A mesa redonda terá três objetivos principais. Em primeiro lugar, mapear os principais riscos de desinformação na União Europeia, em particular durante as eleições para o Parlamento Europeu e face aos receios de campanhas de desinformação estrangeiras. Em segundo lugar, mapear os instrumentos disponíveis para que os jornalistas conduzam a checagem de fatos e identifiquem e relatem a desinformação na Europa. Em terceiro lugar, informar sobre as formas de cooperação entre jornalistas, organismos de fact-checking e investigadores disponíveis no contexto da EDMO e IBERIFIER.
Luísa Meireles (Moderadora)
Participantes:
• Miguel Crespo, Membro da equipa Iberifier
• Ivo Neto, Editor do Público e Especialista em fact cheking e desinformação