Ir para o conteúdo principal

Sessão VI: A comunicação Institucional na redes sociais e a ligação às dimensões nacionais e locais da União Europeia.

Requisitos de conclusão

Sessão VI: A comunicação Institucional na redes sociais e a ligação às dimensões nacionais e locais da União Europeia.




Esta sessão decorrerá como uma conversa entre o especialista em Redes Sociais Ricardo Rosa  e uma especialista em comunicação, da ELPO, moderada pela editora-chefe adjunta da LUSA, Maria de Deus Rodrigues. Temas como a comunicação e a divulgação de informação em vários formatos digitais e em várias plataformas serão abordados de forma aprofundada na interação com os participantes. Salientaremos a importância da informação/comunicação, nomeadamente sobre temas europeus, a vários níveis, nomeadamente nacional, regional e local.

Entre outros, serão abordados os seguintes tópicos:


  • O impacto das redes sociais na comunicação e publicação de notícias
  • Domínio do Google e do Facebook
  • Como funcionam os algoritmos
  • Como e onde as pessoas estão recebendo notícias hoje em dia?
  • Social media e consumo de notícias em Portugal nos últimos anos
  • Além do FOMO (Fear of Missing Out), por que um editor/marca ou instituição de notícias precisa estar nas redes sociais?
  • E eu (jornalista) - preciso estar (e ativo) nas redes sociais?
  • Por que é essencial conhecer o nosso público nas redes sociais?
  • Foco nos utilizadores e nas suas necessidades e buscas
  • Por que é essencial definir metas e medi-las?
  • Reconhecimento de marca, engajamento e tráfego
  • O desafio de comunicar e falar da minha marca e atender às necessidades dos utilizadores


Mesa Redonda

Maria de Deus Rodrigues, Directora Adjunta de Informação da Agência Lusa (Moderador) 

Participantes: 

•  Ricardo Rosa, Formador em redes sociais e gestor de produto 

  • Nome a definir



Ligações para relatórios e estudos de caso em redor do jornalismo e redes sociais:

https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/journalism-media-and-technology-trends-and-predictions-2023

https://obercom.pt/digital-news-report-2022-portugal/

https://wan-ifra.org/insight/building-and-engaging-specific-audiences-report-on-the-latest-round-of-table-stakes-europe/

https://digiday.com/media/why-the-los-angeles-times-is-investing-in-a-social-media-content-creation-team/

https://smartocto.com/blog/innovative-journalism-examples/

https://www.pewresearch.org/journalism/2022/06/14/many-journalists-say-social-media-helps-at-work-but-most-decry-its-impact-on-journalism/

https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/our-research/journalism-age-social-media

https://datareportal.com/reports/digital-2023-portugal


Digital storytelling for the next generation of journalists

https://journalismcourses.org/course/digital-storytelling-for-the-next-generation-of-latinx-journalists_self/