
Em tempos caóticos de desinformação, é fundamental que os jovens saibam identificar o que é informação produzida por profissionais (os jornalistas) e desinformação gerada com múltiplos propósitos mas quase sempre enganando os seus leitores.
A agência Lusa, como parceira no projeto Iberifier, tem promovido sessões de Literacia Mediática para jornalistas, mas pode também realizar sessões para escolas.
A ideia da professora Caroline Guyot, que abordou o tema da desinformação numa aula de inglês, foi proporcionar aos alunos de várias turmas, do 10.º ao 12.º anos, uma breve formação sobre este tema.
O jornalista João Pedro Fonseca levou o tema ao anfiteatro da Escola José Gomes Ferreira, em Benfica.
O espaço era enorme e é ao mesmo tempo um ponto de passagem, pelo que se tornou um pouco ruidoso, dificultando a comunicação.
Verificámos que teria sido mais eficaz fazer esta sessão com um grupo mais pequeno, em sala de aula, permitindo um contacto mais próximo.
Mesmo assim, foi considerado que a iniciativa teve sucesso, porque gerou o interesse de muitos dos alunos.
Vários alunos mostraram interesse em perceber como é que poderão verificar factos, utilizando as ferramentas gratuitas que existem 'online'.
Numa futura oportunidade com jovens destas idades, talvez seja útil simplificar a sessão.
Questionada a professora, sobre o 'feed-back' dos alunos, referiu que "gostaram dos exemplos de notícias recentes e fotos que já tinham visto nas redes sociais".
Provavelmente, quando as viram, nem se aperceberam que eram simples 'fake news'.
A sessão foi realizada a pedido da professora Caroline Guyot, da Escola José Gomes Ferreira, em Benfica.
Para os alunos que queiram explorar este mundo do 'fact checking', deixo-vos algumas pistas.
Espreitem estes sites:
NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.
https://www.osintessentials.com/collections
Este site tem uma gigante coleção
de ferramentas livres:
https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection
E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':
https://edmo.eu/fact-checking-activities/
Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação.
no botão JOGOS