A primeira quinzena de 2024 fez surgir a oportunidade de cumprir um sonho, o de partilhar com os alunos da escola onde terminei a minha formação, isto que é todos os dias informar ao mesmo tempo que tento plantar neles uma consciência sobre a importância da Lusa para o nosso maior bem, a liberdade.
Feito o convite, a direção da Escola Secundária de Gondomar respondeu em poucas horas, abrindo a porta para um desafio de falar sobre a Lusa e Literacia Mediática a cerca de mil alunos da escola do concelho na periferia do Porto.
Pensada e preparada para chegar aos alunos do 10.º ao 12.º anos, a formação começou a 16 de janeiro, com sessões duplas de 45 minutos, cada uma com duas turmas, às 08:20 e às 9:20, procurando, dessa forma, não perturbar o horário normal das aulas.
Com novas formações, numa
primeira fase, nos dias 19 e 22 de janeiro, antes da interrupção para os alunos
se poderem concentrar nas provas comuns previstas no calendário escolar, o
denominador comum nas primeiras 13 turmas foi o desconhecimento sobre o que é a
Lusa e o que faz.
Só cerca de apenas 10% admitiu seguir órgãos de
comunicação social nas redes sociais.
De forma geral, as formações foram seguidas com interesse – os vídeos ajudaram e eram sempre motivo de alguma animação e intervenção, assim como quando foram exibidos os gráficos e fotografias – não escondendo a surpresa quando perceberam que a informação da Lusa, nas madrugadas, é feita a partir de Macau.
Por outro lado, assinala-se que o facto de as sessões ocorrerem tão cedo pesa, e muito, na falta de atenção dos alunos, num esforço aqui e ali compensado pelos professores que, no final de cada sessão, se aproximam para pedir o ‘powerpoint’ apresentado, para depois poderem trabalhar sobre ele em contexto de aula.
De referir que o material didático foi cedido à direção da escola no primeiro dia.
Jorge Fonseca, jornalista da delegação Porto
Para os alunos que queiram explorar este mundo do 'fact checking', ficam algumas pistas.
Espreitem estes sites:
NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.
https://www.rand.org/research/projects/truth-decay/fighting-disinformation/search.html
Este site tem uma gigante coleção
de ferramentas livres, por temas, mapas, redes sociais, etc etc:
https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection
E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':
https://edmo.eu/fact-checking-activities/
Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação.
no botão JOGOS