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Sessão de Literacia Mediática para alunos da Escola Secundária de Gondomar

A primeira quinzena de 2024 fez surgir a oportunidade de cumprir um sonho, o de partilhar com os alunos da escola onde terminei a minha formação, isto que é todos os dias informar ao mesmo tempo que tento plantar neles uma consciência sobre a importância da Lusa para o nosso maior bem, a liberdade.

Feito o convite, a direção da Escola Secundária de Gondomar respondeu em poucas horas, abrindo a porta para um desafio de falar sobre a Lusa e Literacia Mediática a cerca de mil alunos da escola do concelho na periferia do Porto.

Pensada e preparada para chegar aos alunos do 10.º ao 12.º anos, a formação começou a 16 de janeiro, com sessões duplas de 45 minutos, cada uma com duas turmas, às 08:20 e às 9:20, procurando, dessa forma, não perturbar o horário normal das aulas.

Com novas formações, numa primeira fase, nos dias 19 e 22 de janeiro, antes da interrupção para os alunos se poderem concentrar nas provas comuns previstas no calendário escolar, o denominador comum nas primeiras 13 turmas foi o desconhecimento sobre o que é a Lusa e o que faz.
Só cerca de apenas 10% admitiu seguir órgãos de comunicação social nas redes sociais.

De forma geral, as formações foram seguidas com interesse – os vídeos ajudaram e eram sempre motivo de alguma animação e intervenção, assim como quando foram exibidos os gráficos e fotografias – não escondendo a surpresa quando perceberam que a informação da Lusa, nas madrugadas, é feita a partir de Macau.

Por outro lado, assinala-se que o facto de as sessões ocorrerem tão cedo pesa, e muito, na falta de atenção dos alunos, num esforço aqui e ali compensado pelos professores que, no final de cada sessão, se aproximam para pedir o ‘powerpoint’ apresentado, para depois poderem trabalhar sobre ele em contexto de aula.

De referir que o material didático foi cedido à direção da escola no primeiro dia.

 

Jorge Fonseca, jornalista da delegação Porto

 

         











Para os alunos que queiram explorar este mundo do 'fact checking', ficam algumas pistas.

Espreitem estes sites:


NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.



https://www.rand.org/research/projects/truth-decay/fighting-disinformation/search.html


Este site tem uma gigante coleção de ferramentas livres, por temas, mapas, redes sociais, etc etc:


https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection


 

E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':

https://edmo.eu/fact-checking-activities/

 

Aconselho também a que leiam a nossa página, da Lusa, sobre este tema.
Terão aqui muita informação:

www.combatefakenews.lusa.pt





Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação. 
no botão JOGOS




Alguma ajuda que precisem, contactem-me:

João Pedro Fonseca
Escola Lusa
jfonseca@lusa.pt
escolalusa@lusa.pt