Ir para o conteúdo principal
Página

Alunos da Escola de Valbom estimulados a serem vigilantes nas redes sociais


O final do mês de fevereiro trouxe uma nova oportunidade para interagir com alunos do 10.º ao 12.º ano sobre Literacia Mediática e a importância do jornalismo feito na Lusa, desta feita na Escola Secundária de Valbom, em formato sessão tripla e abrangendo sete turmas e cerca de 100 alunos.

Confirmado o cenário já verificado em anteriores sessões na Escola Secundária de Gondomar, a percentagem de seguidores de órgãos de comunicação social nas redes sociais é residual, mas nestas sessões foi visível haver maior interesse, no feminino, pela área do jornalismo e pelo trabalho da Lusa.

Ainda assim, notou-se resistência em dialogar sobre as questões apresentadas, mas quando foi feita a apresentação dos gráficos o verbo soltou-se em alguns e, com acutilância, expressaram no essencial o que estava de errado nas diversas situações apresentadas.

Este comportamento - as sessões decorreram entre as 8.20 e as 11:15 -, parece continuar associado ao facto de a apresentação ser de manhã e os alunos tardarem em ‘acordar’.

Ainda assim, enfatizei o perigo de não serem vigilantes nas redes sociais, de permitirem que outros decidam por eles quando se recusam a usar a boa informação para tomar as melhores decisões.

Curiosamente, ou talvez não, o silêncio é extensível aos professores pese embora o esforço feito para os envolver no diálogo.

Também aqui o material didático foi cedido à escola. 

 

Jorge Fonseca, jornalista da Redação da Lusa no Porto

 

         








Para os alunos que queiram explorar este mundo do 'fact checking', ficam algumas pistas.

Espreitem estes sites:


NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.



https://www.rand.org/research/projects/truth-decay/fighting-disinformation/search.html


Este site tem uma gigante coleção de ferramentas livres, por temas, mapas, redes sociais, etc etc:


https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection


 

E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':

https://edmo.eu/fact-checking-activities/

 

Aconselho também a que leiam a nossa página, da Lusa, sobre este tema.
Terão aqui muita informação:

www.combatefakenews.lusa.pt





Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação. 
no botão JOGOS




Alguma ajuda que precisem, para trabalhos escolares nesta área, não hesitem.
Contactem-me:

João Pedro Fonseca
Escola Lusa
jfonseca@lusa.pt
escolalusa@lusa.pt