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Literacia para os Media na Escola Profissional CEFAD

Em tempos caóticos de desinformação, é fundamental que os jovens saibam identificar o que é informação produzida por profissionais (os jornalistas) e desinformação gerada com múltiplos propósitos mas quase sempre enganando os seus leitores. A maior parte das vezes por razões económicas, gerar dinheiro.

A agência Lusa, como parceira no projeto Iberifier, tem promovido sessões de Literacia Mediática para jornalistas, mas pode também realizar sessões para escolas.

O convite surgiu na Lusa pela professora Sandra Mourinha.

"Na sequência do contato telefónico havido, venho a solicitar a disponibilidade de a Lusa receber um grupo de alunos da Escola Profissional CEFAD, em Lisboa, do 10º ano de escolaridade. Estes alunos, no âmbito do módulo da Área de Integração, encontram-se a estudar a importância de processos de comunicação eficazes, que contribuam para a formação de cidadãos informados e assim, para uma sociedade civil mais esclarecida, consciente do mundo em que se encontram e interveniente no sentido do desenvolvimento social. Para além do trabalho em sala que temos vindo a realizar gostaria muito de poder levá-los a conhecer a Lusa e, se possível, conversar com alguém que possa, na primeira pessoa, explicar a este grupo de jovens alunos aquilo que têm vindo a aprender em teoria".

O jornalista João Pedro Fonseca assumiu a tarefa e propôs uma sessão na Escola Profissional Cefad, em Benfica.

O espaço escolhido era um pavilhão, e os alunos apresentavam-se espalhados em dois pisos e encostados às paredes, sentados no chão.
Era mesmo muita gente.
A sessão realizou-se com algum atraso, porque se registaram problemas técnicos com o projetor e os cabos de ligação ao portátil.
Esse atraso gerou logo muita agitação, claro, são adolescentes.

A sessão realizou-se com algum barulho de fundo, uma vez que se geraram pequenos grupos e o espaço era muito grande.

Mesmo assim, foi considerado que a iniciativa foi útil e muitos dos jovens mostraram interesse no tema.

Vários alunos mostraram interesse em perceber como é que poderão verificar factos, utilizando as ferramentas gratuitas que existem 'online'.


Fica claro que, para sessões com tantos jovens, é preciso simplificar e reduzir o tempo da sessão ao máximo.








Os organizadores da sessão:

Fábio Silva, Nicole Martins, Rodrigo Aiveca, Tiago Rodrigues 







Para os alunos que queiram explorar este mundo do 'fact checking', deixo-vos algumas pistas.

Espreitem estes sites:


NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.



https://www.osintessentials.com/collections


Este site tem uma gigante coleção de ferramentas livres:


https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection

 

E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':

https://edmo.eu/fact-checking-activities/

 

Aconselho também a que leiam a nossa página, da Lusa, sobre este tema.
Terão aqui muita informação:

www.combatefakenews.lusa.pt





Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação. 
no botão JOGOS




E espreitem estes Cursos Gratuitos, em português, para conhecerem melhor o mundo da desinformação e saberem lidar com a informação falsa:

Cursos Online gratuitos




Alguma ajuda que precisem, contactem-me:

João Pedro Fonseca
Escola Lusa
jfonseca@lusa.pt