
Em tempos caóticos de desinformação, é fundamental que os jovens saibam identificar o que é informação produzida por profissionais (os jornalistas) e desinformação gerada com múltiplos propósitos mas quase sempre enganando os seus leitores. A maior parte das vezes por razões económicas, gerar dinheiro.
A agência Lusa, como parceira no projeto Iberifier, tem promovido sessões de Literacia Mediática para jornalistas, mas pode também realizar sessões para escolas.
O convite surgiu na Lusa pela professora Sandra Mourinha.
"Na sequência do contato telefónico havido, venho a solicitar
a disponibilidade de a Lusa receber um grupo de alunos da Escola Profissional CEFAD, em Lisboa,
do 10º ano de escolaridade. Estes alunos, no âmbito do módulo da Área de Integração,
encontram-se a estudar a importância de processos de comunicação eficazes, que
contribuam para a formação de cidadãos informados e assim, para uma sociedade
civil mais esclarecida, consciente do mundo em que se encontram e interveniente
no sentido do desenvolvimento social. Para além do trabalho em sala que temos vindo a realizar
gostaria muito de poder levá-los a conhecer a Lusa e, se possível, conversar com alguém que possa, na primeira pessoa, explicar a este grupo de
jovens alunos aquilo que têm vindo a aprender em teoria".
Fica claro que, para sessões com tantos jovens, é preciso simplificar e reduzir o tempo da sessão ao máximo.
Os organizadores da sessão:
Fábio Silva, Nicole Martins, Rodrigo Aiveca, Tiago Rodrigues
Para os alunos que queiram explorar este mundo do 'fact checking', deixo-vos algumas pistas.
Espreitem estes sites:
NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.
https://www.osintessentials.com/collections
Este site tem uma gigante coleção
de ferramentas livres:
https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection
E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':
https://edmo.eu/fact-checking-activities/
Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação.
no botão JOGOS