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Literacia para os Media na Universidade de Coimbra

A Associação de Estudantes da Universidade de Coimbra fez o convite:
Gostavam que os jornalistas da agência Lusa realizassem uma sessão sobre Literacia para os Media que os ajudasse a serem mais críticos em relação aos conteúdos partilhados nas redes sociais e que lhes desse algumas competências na verificação da informação.

Os jornalistas João Pedro Fonseca e Paulo Agostinho deslocaram-se a Coimbra e apresentaram uma sessão, que foi muito rica ao nível da discussão dos temas.


Eis a avaliação da iniciativa feita pela aluna Luísa Mendonça, responsável pela Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra, a quem se deve a iniciativa de concretizar este evento:


«Enquanto presidente da Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra, tenho a agradecer a presença dos jornalistas João Pedro Fonseca e Paulo Agostinho nas comemorações dos 40 anos da SJ/AAC. Com o workshop relativo a literacia mediática, conseguiram aquilo que se propuseram: fazer com que os presentes ganhassem mais consciência relativamente à possibilidade da presença de informação falsa, mesmo em canais que consideremos fiáveis. Além disso, apresentaram-nos ferramentas para a conseguirmos, para além de identificar, combater.

De um modo geral, o feedback dado à SJ pelos estudantes foi bastante positivo. Tenho a nomear alguns aspetos, como é o caso de os exemplos escolhidos pelos oradores terem sido bastante elucidativos do problema (como o caso da SIC Notícias quando abriu o noticiário com a capa falsa do New York Times); de estes terem apresentado exemplos concretos de ferramentas, as “OSINT tools”, para o combate à desinformação poder começar em nós; etc. Acima de tudo, o mais valorizado foi terem tido a capacidade de fazerem uma sessão concisa, com informação “muito pertinente”, num curto espaço de tempo.

Outros estudantes, porém, apontaram o facto de ter havido, nalguns pontos, dispersão do tema. Ainda assim, considerem complicado, num tema tão abrangente, manter o discurso linear.

A meu ver, foi ainda bastante interessante ter sido discutida a questão das fontes anónimas no final, bem como, indo até mais a fundo, a apresentação ter sido feita de modo a poder haver discussão e apresentação de ideias. Poder-se-ia ter tornado numa apresentação demasiado teórica, dada a abrangência do tema e a discussão moral a ele associada, contudo, isso não aconteceu (ainda que isso também seja muito interessante). Houve discussão, houve participação estudantil e abertura por parte dos oradores.

A verdade é que é sempre um gosto para jovens ouvir histórias de pessoal com historial de “terreno” e presença na área. Foi uma ótima sessão. Esperemos ter alguma oportunidade que vos permita cá voltar em breve, mas, mais importante do que isso, que tenham também a oportunidade de levar este tema a discussão a mais sítios do país. Todos temos a ganhar com isso.»

 

Luísa Macedo Mendonça


Estiveram presentes 25 alunos de vários cursos da Universidade de Coimbra.























Em tempos caóticos de desinformação, é fundamental que os jovens saibam identificar o que é informação produzida por profissionais (os jornalistas) e desinformação gerada com múltiplos propósitos mas quase sempre enganando os seus leitores. A maior parte das vezes por razões económicas, gerar dinheiro.

A agência Lusa, como parceira no projeto Iberifier, tem promovido sessões de Literacia Mediática para jornalistas, mas pode também realizar sessões para escolas.

















Para os jovens que queiram explorar este mundo do 'fact checking', deixo-vos algumas pistas.

Espreitem estes sites:


NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.



https://www.osintessentials.com/collections


Este site tem uma gigante coleção de ferramentas livres:


https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection

 

E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':

https://edmo.eu/fact-checking-activities/

 

Aconselho também a que leiam a nossa página, da Lusa, sobre este tema.
Terão aqui muita informação:

www.combatefakenews.lusa.pt





Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação. 
no botão JOGOS




E espreitem estes Cursos Gratuitos, em português, para conhecerem melhor o mundo da desinformação e saberem lidar com a informação falsa:

Cursos Online gratuitos




Alguma ajuda que precisem, contactem-me:

João Pedro Fonseca
Escola Lusa
jfonseca@lusa.pt