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Literacia Mediática na Secundária de Gondomar

A Escola Secundária de Gondomar fez um pedido à Lusa: Uma nova sessão de Literacia Mediática para várias turmas de anos diversos e apoio para as candidaturas de uma turma do 12.º ano a dois projetos de combate à desinformação.
Claro que a Lusa não hesitou um segundo.
A sessão ocorreu no auditório da escola, a 13 de janeiro de 2025, e juntou quatro turmas, num total de mais de 90 alunos e vários professores.


A sessão foi aberta pela professora do Conselho Diretivo, Lília Santos, que deixou no ar perguntas muito pertinentes.
Questões próprias dos dias que vivemos, em que existe muita confusão entre Jornalismo, Opinião, Entretenimento, Desinformação. 
Acrescentamos mais uma tendência muito evidente nos canais de notícias das televisões portuguesas: O 'Achismo'.
Uma moda que pegou e parece estar ainda em processo de crescimento. Liga-se a televisão e só se veem jornalistas a dizerem «eu acho, eu acho».
Ora, como salientou a professora, para lançar o debate com polémica,:

- «Quais são os critérios para se fazer uma notícia e não outra?»
- «Porque é que se vê cada vez mais opinião e menos notícias?»

-«Porque razão os jornalistas fazem escolhas tão estranhas como notícias sobre gatinhos?»
 - «Não há demasiados comentários? Não deveriam existir mais notícias que interessem às pessoas e menos comentários que pouco acrescentam ao conhecimento dos cidadãos?


Foram excelentes propostas de discussão e serviram de base para a sessão, que aborda também os tempos confusos que vivemos, com excesso de informação a ser-nos apresentada em diversas plataformas, em que aparecem lado a lado notícias rigorosas, desinformação criada com propósitos políticos, desinformação em forma de 'clickbait', demasiada opinião (muitos cidadãos confundem, acham que um jornalista a dar opinião é jornalismo. Não é! Opinião é opinião, cada um tem a sua. Jornalismo trabalha com factos e fontes rigorosas).


«A palestra foi um sucesso, apesar de todos os imprevistos. Já recebemos diversas críticas, todas positivas. E foi um prazer falar com ambos e ouvir os vossos pontos de vista sobre uma área tão importante das nossas vidas e de um tema que atualmente é sinônimo de riscos e perigos».

Maria Mota, aluna da Turma 7 do 12.º ano da Secundária de Gondomar (e autora das fotos em baixo).


Sessão apresentada pelos jornalistas Jorge Fonseca (redação Norte) e João Pedro Fonseca, coordenador da Formação.


Algumas imagens.


 

         










Para os alunos que queiram explorar este mundo do 'fact checking', ficam algumas pistas.

Espreitem estes sites:


NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.



https://www.rand.org/research/projects/truth-decay/fighting-disinformation/search.html


Este site tem uma gigante coleção de ferramentas livres, por temas, mapas, redes sociais, etc etc:


https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection


 

E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':

https://edmo.eu/fact-checking-activities/

 

Aconselho também a que leiam a nossa página, da Lusa, sobre este tema.
Terão aqui muita informação:

www.combatefakenews.lusa.pt





Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação. 
no botão JOGOS




Alguma ajuda que precisem, contactem-me:

João Pedro Fonseca
Escola Lusa
jfonseca@lusa.pt
escolalusa@lusa.pt