
Cerca de 80 seniores da Academia Sénior de Valongo compareceram no dia 24 de abril no Auditório Dr. António Macedo, para uma palestra sobre desinformação e ‘fake news’, aproveitando o facto de frequentarem as aulas de informática.
Com idades entre os 65 e 80 anos, os seniores ouviram a explicação sobre o que é e como funciona a agência Lusa antes de se entrar na tema principal, que rapidamente fez nascer as perguntas.
Na primeira vez, a norte, que o projeto da Escola Lusa entrou em contactou com a população sénior, gerou-se uma interação muito ativa, com estes a quererem perceber o porquê das publicações falsas em sites de órgãos de comunicação social – no teste realizado para apontarem quais são notícias verdadeiras e falsas revelaram dificuldades em decidir – persistindo, alguns, na lógica de que “quem permite essas publicações devia pagar por isso”.
Ficaram surpreendidos quando lhes foi revelado que a Lusa, de madrugada, funciona a partir de Macau e que, nessa mesma data, uma notícia de um incêndio em Santo Tirso foi feita por um colega na redação na Ásia.
Sobre o foco principal da ação da Escola Lusa, alertar esta comunidade para os perigos de utilizarem as redes sociais, mostraram-se atentos, mas percebeu-se que não sabiam, ou não se sentiram à vontade, para perguntar sobre o assunto.
As perguntas que aconteceram foram sempre relacionadas com a apresentação e os vídeos que foram exibidos.
No final, a vereadora do pelouro da Ação Social, Manuela Duarte, que assistiu à palestra, tomou a palavra para fazer um esclarecimento sobre um tema, situação que pela extensão da sua apresentação dispersou a atenção dos seniores, não sendo possível obter reações destes sobre a palestra.
Ainda assim, a iniciativa da Escola Lusa, até pela data escolhida, mereceu elogios da representante do executivo.
Algumas imagens:
Para quem queira explorar este mundo do 'fact checking' (verificação de factos), ficam algumas pistas.
Espreitem estes sites:
NOTA: OSINT significa Open Source Inteligence, ou seja: Ferramentas de análise de dados gratuitas.
https://www.rand.org/research/projects/truth-decay/fighting-disinformation/search.html
Este site tem uma gigante coleção
de ferramentas livres, por temas, mapas, redes sociais, etc etc:
https://github.com/cipher387/osint_stuff_tool_collection
E vejam aqui uma das maiores plataformas europeias de 'fact checking':
https://edmo.eu/fact-checking-activities/
Uma sugestão: experimentem alguns jogos que ensinam a lidar com a desinformação.
no botão JOGOS